quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Vivam as panelas velhas e as frigideiras queimadas!


Antes dizia-se panelas velhas é que fazem boa sopa. Limpavam-se bem por dentro mas não precisavam disso por fora. Mantinham-se bem enfarruscadas. E assim é que era bom!
Eram de barro, esmalte, ferro fundido ou de cobre. Herdavam-se e assim duravam várias gerações.
Depois impingiram-nos os tachos de alumínio, assustando-nos com umas ideias/papões acerca do ferro e do cobre.
Tachos de alumínio estes que foram responsáveis por muitas intoxicações em banquetes. Por deixarem as vitualhas dentro deles tempo demais. Nas casas particulares o envenenamento pelo alumínio era muito mais discreto e lento. Mas não menos pernicioso.
Ultimamente apareceu o aço inox. Em 1982 quando eu estava a cozinhar com o Michel no programa dele na RTP, ele afirmou peremptoriamente que o aço inox só servia para ferver água. Eu tinha levado uma chapa difusora para que isto não acontecesse e cozinhei neles.
Mais tarde passaram a pôr chapas difusoras em todos os tachos de inox. Foi um deslumbramento o que se conseguia fazer com esta nova maravilha da tecnologia. Hoje toda a gente as tem.
Mas como o meu querido wok (tem uns 15 anos pelo menos e está ali para durar) é que está a ilustrar este post vamos falar das frigideiras.
As frigideiras novas tinham de ser queimadas para ficarem anti-aderentes com um método natural. Por muito tóxico que seja o azeite queimado é fácil de ser eliminado pelo nosso corpo.
Portanto limpava-se bem a frigideira que tinha chegado da loja e depois ia-se queimando cuidadosamente o óleo nela. Ficava anti-aderente e então podíamos usa-la.
Aí resolveram considera-la como algo selvagem e impigiram-nos umas modernaças frigideiras também pretas mas com um fragilíssimo revestimento plástico de alta tecnologia para as manter antiaderentes.
Ora este plástico faz algo que o azeite queimado fazia lindamente sem ser difícil ou mesmo impossível de eliminar pelo nosso sistema orgânico.
Por isso ilustrei este post com o meu fiel wok. Nele faço salteados, fritos ou cozo no vapor e aqueço pratos já feitos com comida.
Com este wok tive uma grande trabalheira: queimei-o já várias vezes por causa da mania das limpezas das minhas mulheres a dias; achavam que estava sujo e lá o limpavam até ficar brilhante como vêm nos anúncios. E já agora um conselho: mantenha-o sempre untado com uma camada de bom óleo para não enferrujar.
Com este wok tive uma grande trabalheira: queimei-o já várias vezes por causa da mania das limpezas das minhas mulheres a dias; achavam que estava sujo e lá o limpavam até ficar brilhante como vêm nos anúncios...

Sem comentários: