terça-feira, 18 de outubro de 2005

Deliciosamente fora de moda




Encontrei estas minhas fotos antigas. Numa revista que já não existe. Era a Colecções da Maria João Aguiar. Uma das maiores jornalistas de sempre em Portugal sobre temas feminisnos.
Algumas destas imagens têm mais de 20 anos. Foram feitas no Ritz numa passagem para o Ayer. Este era o topo dos desfiles. Era um instituto só para quem sabia e podia. Agora está mais acesível pois tem uma loja de rua, na Av da Liberdade em Lisboa.
São registos de um tempo muito diferente. Em que Portugal tinha vida própria. O ICEP estava a promover internacionalmente a moda nacional. E eu e a Marluce em 1981/2/3 éramos os manequins mais bem pagos do país.
Agora já nem se usa esta palavra. Deixamos o galicismo manequim e passamos ao anglicismo modelo.
Quando eu trabalhava em moda era diferente o uso de ambas. Manequim era quem fazia trabalho de passerelle. Modelo quem fazia publicidade ou fotografia.
Nesta época das fotos que aqui publico eu só trabalhava como manequim e modelo de moda. Para fazer trabalho em publicidade tinhamos de ter uma imagem com quem a consumidora média se possa identificar: cabelos de corte médio, maquilhagem discreta, roupas clásicas. Lembro-me de nos anos 80 um dia ter encontrado na rua um realizador de publicidade com quem tinha trabalhado muito. Ele nem me reconheceu. Depois foi tão cordial como era hábito e disse-me com esse corte e cor de cabelo já não posso trabalhar contigo. Parece-me que agora já não será assim.

Sem comentários: