sexta-feira, 29 de julho de 2005

Descobriram finalmente que desgostos de amor fazem mal ao coração!




Paz, Felicidade e Amor
document.onfiltered=new Function ("return false")>

Descobriram finalmente, pelo bendito e lento método científico, o que todos já sabiamos: que os desgostos de amor fazem mal ao coração.

Desgostos fazem mal ao coração; assim anunciam.
Inicialmente apareceu no New England Journal of Medecine:

Os desgostos de amor, a perda de familiares queridos e outros choques emocionais (grandes zangas ou fúrias) podem desencadear sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco.

Fala-se do Síndroma de Coração Partido como é designado pela equipa da Universidade de Johns Hopkins, responsável pela pesquisa.
A notícia elucida-nos sobre o tema demonstrando-nos como a libertação acentuada de hormonas como a adrenalina e a noradrenalina, responsáveis pelo stress, reduzem o fluxo de sangue para o coração. Os sintomas denunciados são falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos irregulares.
No entanto ao contrário do enfarte este síndroma pode não deixar sequelas.
O mais cépticos poderão não acreditar mas, certo é que, fica desta forma confirmado que o coração, além de ser o motor central do nosso sangue/espírito é também a morada de todos os sentimentos e emoções.
O nosso velho conhecido chacra cardíaco. Cuja condição pode ser avaliada pela forma como movemos os braços.

Lendárias histórias de amor são referidas como exemplo, verídico, das inerentes alterações que o síndroma, recém descoberto, provoca na vida dos seres humanos.
Porém para que precisamos de tudo tão provado científicamente?
Duvidar para quê?
Exemplos são desnecessários se num momento de reflexão se recuar até este ou aquele momento das nossas vidas... O coração bate sem compasso, apertado no peito enquanto a angústia parece não caber dentro de nós... A tristeza envolve os sentidos e o mundo parece desabar.
Quem não sentiu já isto?!
Quem esqueceu aquela sensação de ter o coração a sangrar de amor ferido?



Sem comentários: